sexta-feira, setembro 11, 2015

Gratinado de Soja e Legumes


Assim acredito que vou conseguir comer soja muito mais vezes...
Foi a 1ª vez que provei bechamel feito com leite de soja e está aprovadísssimo.

Comecei por ferver água...
Assim que ferveu deitei 2 cháv. de PTS (soja fina), deixei voltar a ferver e apaguei. Deixei repousar uns minutos e retirei a maior parte da água.

De seguida reguei a soja com 1 lata de cerveja e adicionei folhas de louro e 2 dentes de alho esmagados. Deixei marinar pelo menos uma meia hora.

Entretanto, cortei 1 courgette em cubinhos pequenos, ralei 2 cenouras e cortei 1 alho francês.

Numa frigideira grande, refoguei alho e cebola em azeite e adicionei os legumes todos. Adicionei um pouco de água e deixei amolecerem.

Entretanto espremi bem a soja com um pano de coar para poder apertar bem e adicionei aos legumes envolvendo todos bem.

Temperei com pimenta preta, shoyu, levedura de cerveja (2.sopa), 1 c.(sopa) de pasta de pimentão e cebolinho. Baixei lume e fui mexendo esporadicamente.

Entretanto deitei num tacho umas 50g de margarina vegetal e umas 50g de farinha e mexi até incorporar. Quando estava em creme começei a deitar leite de soja aos poucos e fui mexendo até formar um creme branco nem muito liquido nem muito espesso. Temperei com sal, pimenta preta e noz moscada.

Voltei então à frigideira, apaguei lume e incorporei na soja e legumes, meio pacote de batatas palha. (Se a frigideira for pequena façam isto já no pirex) 

Deitei para um pirex e envolvi uma parte do molho bechamel. Deixei o suficiente para cobrir depois tudo e levei ao forno a gratinar.

Muito booom mesmo!