domingo, setembro 27, 2015

Salame de Cacau

A receita que fiz está no Universo dos Alimentos.

Acho que triturei demais as bolachas e quando deitei cacau no leite quente, solidificou tanto que parecia cobertura de bolo, por isso adicionei mais leite e resultou num salame mais fofinho que o normal mas.... booommmm.

4 embalagens de bolacha Maria (há bolacha Maria sem leite)
250 gramas de cacau em pó/farinha de Alfarroba (usei cacau)
250 margarina vegetal
200 gramas de açúcar mascavado (usei açucar amarelo)
200 ml de leite vegetal

De uma maneira prática, aprendi que a melhor maneira de fazer o salame e sem sujar nada, é pôr todos os ingredientes dentro de um saco de plástico transparente (daqueles tipo para congelar, mas tamanho grande) e amassar tudo lá dentro. Porquê? bem NÃO VAI SUJAR NADA! nem colheres, recipientes, mãos etc. (eu meti mão na massa)
Por isso ponha todos os ingredientes dentro do saco de plástico, que pode este mesmo ser usado para moldar o salame depois de feito. Para começar parta as bolachas Maria depois de as pôr dentro do saco de plástico, pode usar o rolo da massa ou mesmo o fundo de uma garrafa para este efeito.

Ferva leite e junte chocolate. Derreta 250 gramas de margarina vegetal e junte 1 caneca de açúcar lá para dentro. Junte esta mistura de açúcar e margarina para dentro das bolachas. Depois comece já a amassar tudo dentro do saco de plástico, como vai reparar não vai sujar nada. Vá juntando o leite à medida que vai precisando de modo a fazer uma massa consistente. Passado uns 10 minutos de amassar tudo fica consistente e duro, tudo se começa a misturar. Atenção que, a consistência do salame é consequência do tempo que amassa, se quer um bom salame, amasse bem. Deixe enrolado em forma cilíndrica no frigorífico ainda dentro do saco para quando estiver frio, fica com uma forma perfeitinha.