quinta-feira, fevereiro 25, 2016

Lasanha de Beringela

Às vezes o que nos falta no dia a dia é ideias e não saber cozinhar. Eu invento muito e isto foi mais uma invenção que resultou muito bem. Quando é assim não é fácil escrever a receita por isso vou básicamente explicar o que fiz.

Usei tanta coisa que se calhar vou esquecer alguma...

2 Beringelas pequenas (mas sobrou algumas fatias que vou panar)
1/2 Alho Francês
2 dentes de Alho
Feijão Verde q.b.
1 Cháv. Soja
1 Lata de Cerveja
1 pacote molho de tomate (sem corantes nem conservantes)
1 pedaço de manteiga vegetal (50g +ou-)
farinha de trigo q.b. (50g +ou-)
leite de soja q.b.
sal, pimenta, manjericão, noz moscada, shoyu
1 pedaço gengibre
1 folha louro
Azeite q.b.

Antes de começar cortei a Beringela em fatias, no comprimento e coloquei-as numa tigela com água e vinagre. Deixei uns 10 minutos e quando água ficou amarela troquei por outra, coloquei sal e reservei.

A Soja... fervi água com louro e um pedaço generoso de gengibre. Deitei a soja, deixei ferver uns 3 minutos, apaguei lume e deixei ficar na água mais alguns minutos. Depois escorri bem a água, tirando o máximo possível, deitei numa tigela e reguei com uma lata de cerveja. Reservei.

Num tacho pequeno deitei 1 pacote de calda de tomate, um pouco de água e temperei com manjericão fresco, sal e pimenta. Adicionei 1 c.(sopa) de açucar para retirar acidez do tomate.

Numa frigideira grande refoguei 2 dentes de alho e meio alho francês em azeite. Juntei feijão verde congelado e a Soja de novo bem espremida.
Aqui é a parte dificil de explicar porque com a Soja eu vou adicionando tudo e mais alguma coisa até me saber bem. :) Neste caso adicionei um pouco de shoyu, pimenta e manjericão desidratado.

Num outro tacho, sim esta receita suja bastante loiça :) fiz molho béchamel com manteiga vegetal, mesma quantidade de farinha de trigo e leite de soja.
Quando manteiga derreteu juntei farinha e quando tinha um creme amarelo adicionei aos poucos o leite até ter um creme branco na consistência desejada que temperei com sal, noz moscada e pimenta.

Num pirex coloquei uma camada de fatias de Beringela, o preparado da soja, o molho de tomate, outra camada de Beringela e por fim o molho branco.

Levei ao forno até gratinar e fui espetando até sentir que Beringela estava mole e por isso cozinhada.


Fiquei surpreendida, em momento algum parecia estar a comer soja e a Beringela como substituta da massa funciona na perfeição. Adorei!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tens algo a dizer este é o teu espaço