sexta-feira, maio 27, 2016

Couve Flor com "Natas"


Foi uma tortura fazer uma coisa destas e depois ir ao dentista e não poder comer. Hoje já não estava tão cremoso como devia estar ontem mas em todo o caso aprovei. Agora a parte dificil e que muitos estão a pedir é a receita porque faço tudo a olho. Mas vamos lá... Vão precisar de...

1 Couve Flor grandinha (só vão aproveitar as arvorezinhas)
Batatas q.b. (cortadas em cubos para fritar)
1 embalagem de creme de soja (substituto das natas)
4 c. sopa de manteiga vegetal 
4 c. sopa de farinha de trigo
1/2 litro (+ ou -) de Bebida de soja  (ou outra vegetal)
1 cebola pequena
3 dentes de Alho
azeite
louro
sal, pimenta preta, noz moscada

Num tacho grandinho coloquei a cebola picada, o alho picado, o louro e o azeite.
Deixei refogar ligeiramente e adicionei as arvorezinhas de couve flor. Para não queimar e ajudar a amolecer adicionei um pouco de água, a cobrir o fundo do tacho. Temperei com sal e pimenta preta. (Se necessário adicionar água aos poucos até couve flor estar macia, mas não deixar cozer demais. Quando cozida, se tiver molho, deve ser retirado.)

Fritei as batatas ligeiramente (basta que fiquem macias), deixei um pouco no papel absorvente e temperei com sal fino. Adicionei-as depois à couve flor.

Num tacho mais pequeno coloquei a farinha e a manteiga vegetal, levei ao lume sem parar de mexer até derreter manteiga. Formado um creme amarelo, comecei a adicionar aos poucos a bebida de soja até obter um creme branco nem muito liquido nem muito espesso mas cremoso. Por fim incorporei o creme de soja ("natas") e mexi bem. (Quanto mais tempo estiver ao lume mais engrossa, mas normalmente engrossa antes de ferver). Temperei com sal, noz moscada e pimenta preta.

Deitei então o bechamel (creme branco) no tacho com a couve flor e as batatas fritas, envolvi tudo muito bem. Corrigi temperos (pode precisar de mais sal, pimenta, os temperos que gostarem).

Deitei num pirex e levei a gratinar. Quando coradinho por cima está prontinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tens algo a dizer este é o teu espaço